O Simpósio

Há tempos o Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE) realizava a todo ano um encontro com todos os alunos regularmente matriculados chamado de Semana do Programa de Pós-graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Esse encontro tinha como objetivo uma troca de informações entre os alunos através da apresentação da pesquisa de cada um, visando disseminar o conhecimento e ainda por vezes agrupar parcerias. Isso era fundamental para o bom caminhar dos trabalhos do programa, visto ser um programa com uma forte característica multidisciplinar e com grande quantidade de alunos.

O Simpósio de Métodos Numéricos Computacionais (SMNC) foi criado em 2011 por cinco, na época, alunos do PPGMNE, Marco André Argenta, Marina Vargas R. P. Gonçalves, Abimael Oliveira Júnior, Rubem Koide e Tatiane Cazarin, com o objetivo de abrir a semana do PPGMNE a todos os estudantes de pós-graduação do Brasil, recebendo resumos expandidos de trabalhos de pesquisa na área de métodos numéricos em engenharia, selecionando os melhores e mais relevantes, através de um comitê científico composto por professores pesquisadores da área, para serem publicados e apresentados durante o evento. A publicação foi nominada de Livros de Resumos do SMNC e a ela foi associado um número ISSN.

Desde então, foram cinco anos seguidos de eventos de sucesso, com publicações seriais sob o ISSN 2036-8108 e nos dois últimos anos publicações do periódico, com os artigos completos apresentados no evento.

Durante esse período foram 288 trabalhos enviados de vários estados do Brasil e alguns até do exterior, avaliados pelo comitê científico formado por mais de 150 professores de diversas instituições do país. Além disso, reportagens sobre o evento foram feitas em duas de suas edições, com cobertura da imprensa na abertura do IV SMNC, que contou com a ilustre presença do Reitor da UFPR.

Desde a sua implantação, o evento tem chamado a atenção de pesquisadores do Brasil e do exterior que acreditam que o evento é uma oportunidade de trocar experiências, agregar conhecimento, realizar parcerias e, porque não, fazer novos amigos.

O evento estava crescendo e ganhando corpo e força.

Em 2016 o SMNC foi descontinuado!

SMNC

Simpósio de Métodos Numéricos Computacionais