TemA?tica do Evento

As seguintes linhas de pesquisa farão parte da temática do evento:

  • Análise Numérica

    Além das diversas aplicações de métodos numéricos, existe também o interesse em estudos teóricos, desenvolvimento e comparações de métodos. Isso possibilita uma melhor resolução de problemas.

    Ler mais...
  • Programação da Produção

    A programação da produção é uma das principais atividades na indústria. Decisões como balanceamento de linhas de produção e sequenciamento de tarefas interferem diretamente na produtividade da organização.

    Ler mais...
  • Método dos Elementos Finitos

    O método dos elementos finitos (MEF ou FEM em inglês) é uma forma de resolução numérica de um sistema de equações diferenciais parciais com aplicações em diversos campos, tais como: mecânica estrutural, mecânica dos fluidos e eletromagnetismo.

    Ler mais...
  • Métodos Computacionais em Biomecânica

    Biomecânica é uma área interdisciplinar do conhecimento que estuda modelos, fenômenos e leis que são relevantes no movimento (incluindo estática) de seres vivos. A necessidade de métodos computacionais para o desenvolvimento da biomecânica está diretamente ligada aos avanços na ciência biomédica e a necessidade da utilização do conhecimento de áreas como Gráfica Computacional e Modelagem Geométrica, Otimização de Estruturas e Sistemas Mecânicos, Sensores e Atuadores e Robótica.

    Ler mais...
  • Confiabilidade e Engenharia da Qualidade

    Confiabilidade pode ser definida como a probabilidade de um componente ou sistema desempenhar suas funções por um determinado período de tempo, sob determinadas condições. Já a engenharia da confiabilidade estuda o tempo de vida de componentes ou sistemas através de modelagem e inferência estatística: conhecendo-se a distribuição probabilística de seu tempo de vida, pode-se calcular sua chance de sobrevivência em um tempo futuro.

    Ler mais...
  • Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais

    As equações diferenciais são usadas para construir modelos matemáticos de fenômenos físicos tais como na dinâmica de fluidos e em mecânica celeste. Deste modo, o estudo de equações diferenciais é um campo extenso na matemática pura e na matemática aplicada.

    Ler mais...
  • Programação Não-Linear

    A Programação não Linear é uma subárea da Matemática aplicada que consiste no aperfeiçoamento e desenvolvimento de métodos para resolver problemas que, em geral, não são lineares.

    Ler mais...
  • Análise de Estruturas

    Análise estrutural é a determinação dos efeitos de cargas sobre estruturas físicas e seus componentes. As estruturas submetidas a este tipo de análise incluem todas aquelas que devem resistir a cargas, tais como edifícios, pontes, veículos, máquinas, móveis, roupas, camadas do solo, próteses e tecidos biológicos.

    Ler mais...
  • Computação Gráfica

    A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real.

    Ler mais...
  • Métodos Numéricos em Engenharia Ambiental

    A área de métodos numéricos em engenharia ambiental trabalha com os diversos métodos numéricos existentes para solucionar problemas em sistemas ambientais, identificando as vantagens e limitações dos diferentes métodos numéricos.

    Ler mais...
  • Métodos Estatísticos Computacionais

    Os métodos computacionais são largamente utilizados em estatística uma vez que a diversidade de modelos e métodos desenvolvidos pressupõe, em sua quase totalidade, o acesso a rotinas que permitam efetuar a cálculos envolvidos.

    Ler mais...
  • Métodos Numéricos em Hidráulica

    O avanço computacional das últimas décadas fez com que fosse necessário um avanço nos métodos numéricos aplicados a engenharia nas mais diversas áreas, sendo que a hidráulica foi uma dessas áreas.

    Ler mais...

Todos devem fazer a inscrição.

Voltar ao topo